Foto: Divulgação / SECOM

A rede pública de saúde de Pernambuco passa a contar, a partir desta quarta-feira (9), com um novo equipamento voltado ao atendimento de pessoas que vivem com HIV e tuberculose multirresistente (TB-MDR). O ambulatório, instalado no Hospital Correia Picanço, no Recife, foi oficialmente entregue pela governadora Raquel Lyra, após mais de uma década de espera desde a concepção do projeto.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, a nova estrutura visa ampliar o cuidado integral a pacientes com doenças infecciosas crônicas, aliando acompanhamento especializado a exames e tratamento no mesmo espaço.

“A inauguração deste novo ambulatório nos permite oferecer um cuidado mais completo e integrado, sem deixar o paciente solto na rede. Iremos proporcionar uma assistência médica especializada, com suporte em diversas áreas da saúde. Estamos cuidando de pessoas que, por muito tempo, foram negligenciadas. O projeto estava pronto há mais de 12 anos, e conseguimos tirá-lo do papel, transformando em realidade, como temos feito em todo o Estado”, afirmou Raquel Lyra durante o evento.

>>> Siga-nos no Instagram

Atendimento multidisciplinar e infraestrutura especializada

A unidade contará com equipe multidisciplinar treinada e equipada com EPIs adequados, assegurando a proteção de profissionais e usuários. Os atendimentos incluem exames laboratoriais, de imagem e consultas em diversas especialidades, como Cardiologia, Pneumologia, Dermatologia, Ginecologia, Nefrologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, explicou que o espaço foi estruturado com recursos tecnológicos de ponta. “Também entregamos equipamentos importantes, como espirômetro e um novo aparelho de ultrassom, para potencializar e estruturar ainda mais o ambulatório, que foi construído com toda a segurança necessária, com pressão negativa, filtro HEPA e seguindo todas as normas exigidas”, detalhou.

Continuidade de atendimentos e expansão da rede

O ambulatório anterior, que já funciona no Hospital Correia Picanço, seguirá operando normalmente. Hoje, a unidade realiza mais de 3 mil consultas por mês para pessoas vivendo com HIV (PVHIV), e a nova instalação deve complementar e fortalecer a rede existente.

O diretor-geral do hospital, Rodrigo Menezes, avaliou o novo serviço como um avanço importante. “Temos um serviço que vai proporcionar que o paciente seja diagnosticado, faça os exames e o tratamento tudo em um só lugar. É uma coisa que a gente não tinha, voltada a essa população. Com certeza daremos um atendimento mais humano e de qualidade”, pontuou.

Repercussão política e institucional

A entrega também contou com a presença de parlamentares, entre eles o deputado estadual Joaquim Lira, que destacou a importância do investimento. “Todo investimento que Pernambuco puder fazer para atender os pernambucanos de forma mais ampla é sempre muito bem-vindo. Com esse nível de especialização para atender portadores de HIV e pessoas com tuberculose resistente, feito por profissionais qualificados e bem protegidos, quem ganha é toda a população”, afirmou.

A nova unidade marca uma ampliação concreta da política de saúde voltada a doenças infecciosas no estado, com foco na integração do cuidado, especialização e acesso gratuito à população.

Designed with WordPress

Descubra mais sobre Blog do Yan Lucca

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading