Foto: Divulgação
Servidores públicos estaduais realizam um protesto nesta quarta-feira (29) em frente ao Centro de Convenções, no Recife, para cobrar do governo a reestruturação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (SASSEPE). A mobilização, batizada de “Faixaço do SASSEPE”, está marcada para começar ao meio-dia.
O ato é organizado pelo Fórum dos Servidores e coordenado pela CUT-PE, com a participação de entidades como Sintepe, Sindsaaf-PE, SINDPD-PE e SEEPE. O movimento alega que o sistema de saúde, uma conquista histórica da categoria, enfrenta uma de suas maiores crises, com gestão ineficiente e atendimento precário.
A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, detalha a divisão de custos do sistema e aponta a raiz do problema. “Os servidores e servidoras são responsáveis por cerca de 70% do financiamento do sistema, enquanto o Governo do Estado contribui com 30%. Mesmo assim, a gestão pública não tem conseguido administrar os recursos de forma eficiente, resultando em atendimentos precários, falta de medicamentos, dívidas com a rede privada, e filas extensas para consultas e cirurgias”, relata.
Os sindicatos acusam o governo estadual de descumprir promessa de campanha feita em 2022, quando a então candidata se comprometeu a valorizar e fortalecer o SASSEPE. Para as entidades, a situação atual é de abandono e descaso. O protesto com faixas é caracterizado pelos organizadores como um ato de denúncia e de luta pela priorização do sistema.







