Foto: Reprodução / Redes Sociais

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Nas últimas semanas, nos bastidores da política, surge a dúvida: afinal, com quem ficará a Federação União Progressista em Pernambuco? Por mais óbvio que os sinais indiquem que rumem com Raquel Lyra (PSD) e a apoiem no projeto de reeleição, a resposta para esta pergunta parece estar sendo protelada propositalmente.

Após abrir um canal de diálogo com o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), o deputado federal Eduardo da Fonte, dirigente da Federação em Pernambuco, se viu em rota de colisão direta com Raquel.

O PP, de Da Fonte, sofreu, inclusive, vários reveses do Palácio, que retirou todos os indicados do partido de cargos estratégicos da gestão, a exemplo do Porto do Recife, Lafepe e Ceasa.

A relação azedou de vez e ficou explícita. Na Assembleia Legislativa, o partido decidiu sair do chamado “blocão governista”, mesmo sinalizando que não se tratava de um iminente rompimento com o governo Raquel Lyra.

Estratégia e poder de barganha

Já na segunda-feira (13), o partido reuniu a sua bancada de deputados federais e estaduais com o intuito de deliberar os próximos passos da legenda. O que ficou decidido, no entanto, foi a reafirmação de independência na Alepe. Já a aliança majoritária ficou para depois.

Nos bastidores, a leitura feita é de que Eduardo da Fonte quer ter mais tempo para assegurar seu poder de barganha. Tanto Da Fonte quanto o Palácio reconhecem a importância de tê-lo na base governista, para tentar equilibrar a disputa entre Raquel e João Campos, e isso lhe confere poder de negociação.

Com a Federação União Progressista em seu palanque, Raquel terá tempo de televisão igualado ao do oponente.

A tendência para Raquel é clara e evidente. Não há quem negue. O próprio filho de Eduardo da Fonte, o também deputado federal Lula da Fonte, tem atuado como um tipo de porta-voz do partido e assegurado apoio à governadora Raquel Lyra, embora com o silêncio do pai.

No fim de março, Lula da Fonte subiu no palanque da governadora e assegurou o apoio. Foi claro ao dizer que “Todas as notícias falsas que vincularam nos últimos dias é porque, na verdade, o outro lado está desesperado da lapada que vão levar da senhora, em outubro”, cravou.

O gesto se repetiu. Nesta sexta-feira (17) direto de Palmares, Lula voltou a reafirmar seu posicionamento. “Quero dizer aqui, com muita certeza, e cravar que a Federação União Progressista estará caminhando na reeleição com a senhora. Estaremos juntos, lado a lado, também com o deputado federal Eduardo da Fonte, para pedir voto para a senhora e percorrer os quatro cantos do estado, mostrando que o trabalho que vem sendo feito, de forma bem-feita, tem que continuar”, afirmou.

É certo que o nome indicado pela Federação para compor a chapa governista na vaga ao Senado é o ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil-PE, Miguel Coelho, que entrou com os dois pés no projeto de Raquel, ao lado do deputado Túlio Gadêlha (PSD), que deve ocupar a segunda vaga ao Senado Federal.

Designed with WordPress

Descubra mais sobre Blog do Yan Lucca

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading