Foto: Ed Machado / Seplag-PE
O Governo de Pernambuco inicia nesta quinta-feira (2) o “Workshop em Gestão de Pessoas e Liderança” para lideranças estratégicas do programa Juntos pela Segurança. A capacitação, com 40 horas de duração e conclusão prevista para 27 de novembro, é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Planejamento (Seplag-PE), o Instituto Igarapé e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).
A formação abordará temas como tomada de decisão no setor público, comunicação efetiva, gestão do tempo e liderança ética. A abertura oficial ocorreu na quarta-feira (1º), no Sebrae, na Zona Oeste do Recife. O secretário de Planejamento, Fabrício Marques, classificou a iniciativa como “pioneira no país” e vinculou-a à estratégia da governadora Raquel Lyra para o setor. “A capacitação de lideranças estratégicas e operacionais de um programa robusto de segurança pública demonstra a preocupação da governadora em potencializar ainda mais a gestão do programa”, afirmou.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou o objetivo de fortalecer a gestão integrada. “Investir na formação de lideranças é fundamental para fortalecer a gestão integrada da segurança pública em Pernambuco. Esse workshop vem para contribuir diretamente para o aprimoramento das estratégias do Juntos pela Segurança”, disse.
Além das pastas de Planejamento e Defesa Social, a capacitação inclui representantes de outras nove secretarias estaduais, além do Tribunal de Justiça (TJPE), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública. O workshop está estruturado em quatro etapas: sensibilização, educação, desenvolvimento e redirecionamento, com acompanhamento contínuo.







